quinta-feira, julho 25, 2024
HomeMundoReagendamento Confirmado: Astronautas da Starliner com Nova Data de Retorno

Reagendamento Confirmado: Astronautas da Starliner com Nova Data de Retorno

Os astronautas da Starliner têm que esperar um pouco mais para voltar para a Terra. Originalmente, Butch Wilmore e Suni Williams, membros da primeira missão tripulada da Boeing Starliner à Estação Espacial Internacional (ISS), retornariam à Terra por volta de 12 de junho. No entanto, devido a uma série de adiamentos, o retorno foi reagendado para o dia 2 de julho.

De acordo com um comunicado da NASA, essa extensão de prazo permitirá que a agência e a Boeing tenham mais tempo para avaliar vários problemas que surgiram com o veículo. Até então, o pouso estava previsto para quarta-feira (26).

Desafios Enfrentados na Missão da Starliner

O lançamento da missão CFT Starliner aconteceu no dia 5 de junho, após uma série de adiamentos. Durante o trajeto, foram identificados vazamentos de hélio na cápsula, o que levou a um atraso na acoplagem na estação espacial. Além disso, uma anomalia causou falhas em cinco dos 28 propulsores do módulo.

Esses problemas levaram ao adiamento do retorno para a Terra, uma vez que testes adicionais na espaçonave se fazem necessários. A equipe responsável está tomando seu tempo e seguindo o processo padrão de equipe de gerenciamento de missão, utilizando os dados obtidos durante o encontro e a atracação para tomar decisões sobre os pequenos vazamentos e o desempenho do propulsor.

Desempenho da Starliner em Órbita

Segundo a NASA, a Starliner está tendo um bom desempenho em órbita enquanto está acoplada à estação espacial. Esse tempo extra está sendo estrategicamente utilizado para realizar atividades críticas da estação e obter informações valiosas sobre as atualizações de sistema que serão implementadas para missões futuras.

A certificação da Starliner para voar missões de astronautas de seis meses para a ISS é um processo em andamento. Atualmente, apenas a SpaceX possui a autorização para realizar esse tipo de missão. A NASA está avaliando o desempenho da Starliner durante esse período para verificar se ela atende aos requisitos necessários.

Impacto do Adiamento na Programação Espacial

O adiamento do retorno dos astronautas não causará problemas de falta de suprimentos ou pressão temporal para a saída da estação espacial. A programação da ISS está relativamente aberta até meados de agosto, o que permite flexibilidade na organização das atividades.

Os preparativos continuarão durante o tempo adicional de estadia dos astronautas na estação. Assim que estiverem prontos, Butch e Suni retornarão à Terra e novas missões poderão ser planejadas e executadas.

Apesar dos adiamentos enfrentados pela Starliner, o veículo está em órbita e apresentando um bom desempenho. A NASA e a Boeing estão trabalhando para solucionar os problemas técnicos identificados e certificar a Starliner para futuras missões. Enquanto isso, os astronautas têm suprimentos suficientes e não há pressa para o retorno à Terra. A programação da ISS está flexível e permitirá que as atividades sejam realizadas conforme planejado.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias