sexta-feira, julho 26, 2024
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O que Jerome Bruner diz sobre a cultura da educação?

Jerome Bruner foi um psicólogo e educador americano, conhecido por suas contribuições significativas à psicologia cognitiva e à teoria da aprendizagem. Ele acreditava que a educação deveria ser mais do que a simples transmissão de informações; deveria ser um processo ativo e dinâmico, onde o aluno é um participante ativo na construção do conhecimento.

O que Jerome Bruner diz sobre a cultura da educação? Jerome Bruner argumenta que a educação deve ser vista como um processo cultural em que o aprendizado é mediado por interações sociais e contextos culturais. Ele enfatiza que o ensino deve levar em conta as culturas dos alunos, incluindo suas línguas, valores e modos de vida. Segundo Bruner, a cultura fornece os meios através dos quais as crianças aprendem e desenvolvem suas habilidades cognitivas.

A importância da narrativa

Bruner também enfatiza a importância das narrativas na educação. Ele acredita que as histórias e narrativas são formas fundamentais de organizar a experiência e o conhecimento. As narrativas ajudam os alunos a fazer sentido do mundo ao seu redor e a integrar novas informações com o que já sabem. Bruner argumenta que a capacidade de criar e compreender narrativas é uma habilidade essencial que deve ser cultivada na educação.

Aprendizagem por descoberta

Outro conceito central na teoria de Bruner é a aprendizagem por descoberta. Ele defende que os alunos devem ser incentivados a descobrir princípios e conceitos por si mesmos, em vez de apenas receber informações passivamente. A aprendizagem por descoberta promove a compreensão profunda e duradoura, pois envolve os alunos ativamente no processo de construção do conhecimento.

Bruner também introduziu a ideia de “andamiação”, onde os professores fornecem suporte temporário aos alunos enquanto eles estão aprendendo novos conceitos. Esse suporte é gradualmente retirado à medida que os alunos se tornam mais competentes, permitindo-lhes assumir mais responsabilidade por seu próprio aprendizado.

Em suas obras, Jerome Bruner destacou a importância de uma abordagem holística à educação, que considera não apenas os aspectos cognitivos, mas também os emocionais e sociais do aprendizado. Ele acreditava que a educação deve preparar os alunos para serem cidadãos ativos e críticos em suas comunidades.

A visão de Bruner sobre a educação como um processo cultural teve um impacto duradouro nas teorias e práticas educacionais. Suas ideias continuam a influenciar educadores e pesquisadores em todo o mundo, promovendo uma abordagem mais inclusiva, interativa e significativa ao ensino e à aprendizagem.

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