O Internacional de Porto Alegre confirmou oficialmente na manhã desta terça-feira (15), seu adversário na reabertura do Estádio Beira Rio, em jogo amistoso que será realizado no dia 4 ou no dia 6 de abril de 2014. Quem enfrentará o Colorado será o Peñarol do Uruguai, mesmo adversário na inauguração do estádio em 1969. Naquela ocasião, o time brasileiro goleou por 4 a 0.
Atual campeão uruguaio, o Peñarol já tem vaga garantida na próxima edição da Taça Libertadores da América, ao contrário do Internacional, que tentará voltar ao torneio continental em duas frentes: pelo Campeonato Brasileiro ou pela Copa do Brasil. O último confronto entre os dois times foi pela edição de 2011 do torneio sul-americano, nas oitavas de final, com vitória uruguaia por 2 a 1, em pleno Beira Rio. O jogo de ida havia terminado com um empate por 1 a 1.
Além disso, Inter e Peñarol também se enfrentaram pelas oitavas de final da Taça Libertadores de 1989. No Beira Rio, o Colorado goleou por 6 a 2, enquanto no Estádio Centenário, em Montevidéu, o time brasileiro venceu novamente, por 2 a 1. Juntos, colorados e carboneros somam sete conquistas da Libertadores (cinco do clube uruguaio, e duas do clube brasileiro, em 2006 e 2010).
Diretoria do Inter quer utilizar jogos do Gauchão 2013 como teste para Copa do Mundo
Segundo informações divulgadas pelo Internacional e pela Construtora Andrade Gutierrez, 87,5% das obras do Beira Rio já foram concluídas. Apesar de o jogo de inauguração estar marcado apenas para abril de 2014, a ideia da diretoria do Colorado é já utilizar o palco para jogos do Campeonato Gaúcho do ano que vem, a partir de janeiro, como teste.
Sede de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014, o Estádio do Beira Rio receberá cinco partidas do torneio.