domingo, junho 23, 2024
HomeBrasilFeriado de Corpus Christi 2024 - Entenda o significado e o que...

Feriado de Corpus Christi 2024 – Entenda o significado e o que é comemorado

O feriado de Corpus Christi é celebrado para honrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo durante a instituição da Eucaristia na Última Ceia. A festividade teve origem no século XIII, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Liége. Em 1264, o Papa Urbano IV instituiu oficialmente o feriado.

O que é comemorado no dia de Corpus Christi

No dia de Corpus Christi, os fiéis celebram a instituição da Eucaristia por Jesus Cristo durante a Última Ceia. A celebração tem como objetivo renovar a fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Durante as procissões, missas solenes e adoração do Santíssimo Sacramento, os fiéis demonstram sua devoção e pedem bênçãos.

Tradições e celebrações do feriado de Corpus Christi

Uma das tradições mais marcantes do feriado de Corpus Christi é a decoração das ruas com tapetes coloridos feitos de serragem, flores e materiais diversos. Esses tapetes representam o caminho percorrido por Jesus durante seu trajeto até o Monte das Oliveiras. Ao longo do trajeto da procissão, são montados altares para a adoração do Santíssimo Sacramento. Além disso, em algumas cidades, há também a tradição de encenar peças teatrais que narram a história de Jesus Cristo e da Eucaristia.

Feriado de Corpus Christi em diferentes cidades do Brasil

O feriado de Corpus Christi é considerado feriado municipal em algumas capitais do Brasil, como Campo Grande, Cuiabá, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, entre outras. Nessas cidades, os bancos, escolas e órgãos públicos não funcionam nesse dia. Em outras capitais, o feriado é ponto facultativo, o que significa que as empresas podem decidir se abrem ou não. É importante consultar a programação da sua cidade, escola, faculdade ou empresa para saber se haverá folga nesse dia. Além disso, em alguns casos, é possível emendar o feriado na sexta-feira.

O feriado de Corpus Christi é uma festividade que celebra a instituição da Eucaristia por Jesus Cristo. Através de procissões, missas solenes e adoração do Santíssimo Sacramento, os fiéis renovam sua fé na presença real de Jesus Cristo. O tapete colorido nas ruas, montagem de altares e encenações teatrais são tradições marcantes desse feriado. Em algumas cidades do Brasil, Corpus Christi é feriado municipal, enquanto em outras é ponto facult

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias