A briga das emissoras de televisão atualmente por audiência e maior público em diversas faixas de horário tem ficado cada vez mais acirrada. E não são apenas emissoras como Rede Globo e Rede Record que estão realizando mudanças em sua programação na tentativa de garantir o maior número de público. Entre elas está até mesmo a TV Cultura, com uma programação diferenciada, com programas especiais, mas que também decidiu brigar pelo mercado no horário do almoço.
Foram feitas várias alterações e mais significativa delas são as mudanças na programação na faixa do almoço, que agora estão menos infantis e muito mais jornalística. O problema é que o público dos desenhos optou por mudar de canal ou desligar o aparelho de televisão no horário, já que a audiência caiu significativamente depois da alteração na grade. Nos últimos dois meses, período de adaptação das mudanças, a audiência da TV Cultura entre 11h30 e 14 horas chegou a cair quase 40%, se comprada com o período anterior, quando a faixa ainda compreendia programação com animação infantil. A queda na audiência foi de 1,3 pontos para 0,8.
No horário do almoço, a emissora tirou do ar o programa TV Cocoricó e também outras atrações infantis como o desenho Peixonauta, Os Sete Monstrinhos e o conhecido Cyberchase. Desde o dia 30 de setembro a emissora colocou no lugar mais uma sequencia de reprises da série Mundo da Lua, produzida entre os anos de 1991 e 1992. Além disso, foi também a ocasião para a estreia do Jornal da Cultura 1ª Edição, o programa Mais Cultura e o JC Debate, na tentativa de conseguir a audiência do público adulto.
Enquanto no período entre os dias 29 de julho e 27 de setembro a TV Cocoricó e o desenho Peixonauta obtiveram média de 1,2 pontos cada, a reprise do Mundo da Lua ficou com público em 1,1. Mas foi com a estreia do Jornal da Cultura que a audiência caiu para 0,7. Mas a queda mais significativa é registrada no horário das 13 horas, já que enquanto exibia Os Sete Monstrinhos a audiência chegava a 1,5 e com o Mais Cultura ficou em 0,7 apenas.