Publicado em: segunda-feira, 03/10/2011

Zona do Euro ajusta detalhes de plano de ajuda à Grécia

Nos próximos dias, a Zona do Euro deve atuar de uma forma bem intensa para encontrar novas formas para resolver a crise da dívida na Europa e conseguir a aprovação do novo plano e ajuda à Grécia. Na última cúpula do G20, os governos pediram ações concretas para resolver a situação financeira.

Nesta segunda-feira (3), os ministro da Economia da União Monetária que é constituída pelos 17 países que compõe a União Europeia vão se reunir em Luxemburgo para discutir a situação do bloco econômico e finalizar na terça-feira os últimos detalhes que estipulam o segundo pacote de ajuda á Grécia, estipulado em 160 bilhões dólares.

Na quinta-feira (5) também acontece a reunião do conselho de Diretores do Banco Central Europeu (BCE), que deve anunciar as novas medidas que pertentem estimular os bancos e reativação da economia. Na sexta-feira (6), o eixo franco-alemão deve estabelecer as novas medidas previstas de ajuda a Zona do Euro. “Um fracasso da Grécia seria um fracasso de toda a Europa”, comentou o presidente da Franca, Nicolas Sarkozy.

No domingo (2), o governo grego infirmou em um comunicado oficial que o déficit público do país para o próximo ano deve ser de 8,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano. A ultima estimativa fixava que a queda seria de 7,4%.