Publicado em: quarta-feira, 24/10/2012

Ziraldo comemora festa de 80 anos nesta quarta-feira

Ziraldo comemora festa de 80 anos nesta quarta-feiraHoje (24), o famoso escritor e cartunista brasileiro Ziraldo vai comemorar seu aniversário de 80 anos. O ídolo ficou conhecido pelo seu principal e mais difundido trabalho: o menino maluquinho. Ziraldo recebeu muita homenagens ao longo desse ano, bem como exposições de fotografias e exibições de filmes. Hoje também é aniversário do Menino Maluquinho, que completa 32 anos.

O escritor, chamado de Ziraldo Alves Pinto, nasceu em Caratinga, no interior de Minas Gerais, e iniciou sua carreira na década de 50, quando trabalhava para jornais e revistas, como o Jornal do Brasil e o O Cruzeiro. Ele também ficou conhecido quando lançou, no ano de 1960, a primeira revista em quadrinhos brasileira que foi realizada por apenas um autor : A Turma do Pererê. A publicação durou quatro anos.

Ziraldo foi fundador do famoso tabloide O Pasquim, que fazia oposição ao regime militar que teve início em 64 e terminou em 84. Na década de 80 ele lançou seu maior sucesso, O Menino Maluquinho, que teve uma série de TV e um filme.

O cartunista tem mais de 80 obras publicadas, entre elas a Professora Maluquinha, que virou filme ano passado.