Publicado em: segunda-feira, 13/02/2012

Zâmbia é campeã da Copa das Nações Africanas

Em uma decisão emocionante, a Zâmbia conquistou o título da Copa das Nações Africanas, na noite do último domingo (12). A competição é a mais importante do continente africano, e na decisão contou com a presença da Costa do Marfim, apontada como favorita ao título.

O título só foi decidido nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal e prorrogação, no final, a Zâmbia venceu por 8 a 7. Gervinho, jogador da Costa do Marfim e que atua pelo Arsenal, da Inglaterra, desperdiçou sua cobrança e em seguida viu a Zâmbia converter sua penalidade e ficar com a taça.

A Costa do Marfim era apontada como uma das favoritas a vencer a Copa das Nações Africanas, por conta da presença de jogadores reconhecidos no futebol europeu, caso do atacante Didier Drogba, do Chelsea, o zagueiro Kolo Toure, do Manchester City, entre outros.

O próprio Drogba, ídolo máximo me seu país, perdeu a chance de dar o título à Costa do Marfim, ao bater para fora um pênalti, ainda no tempo normal. A Zâmbia conquista pela primeira vez a Copa das Nações Africanas, e coincidentemente, seu maior feito acontece no Gabão, local onde, há 19 anos, o avião que transportava a seleção local caiu, matando aquela que era considerada uma das melhores gerações de seu país.