Publicado em: terça-feira, 25/10/2011

Youtube – Vídeos mostram estação de tratamento de água abandonada

Na última quinta-feira, dia 20 de outubro, o Sindicato dos Urbanitários (Stiupb) publicou vídeos em sua conta oficial no Youtube onde mostram que a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade de Algodão de Jandaíra, está abandonada. Na gravação, é possível ver que a água está esverdeada e com muito lodo. Segundo Wilton Maira, presidente do Stiupb, a gravação foi feita na semana passada, mas a situação permanece igual.

O presidente do Stiupb afirma que essa água abastece a cidade de Algodão de Jandaíra e seus habitantes correm sérios riscos, os mesmo de alguém que bebe água sem nenhum tipo de tratamento, como, por exemplo, pegar hepatite. Segundo Wilton, algumas cidades como Campina Grande e João Pessoas não passam por esse tipo de problema somente devido à fiscalização.

Ele explica que a água apenas recebe o cloro e é distribuída para a população. De acordo com Wilton, era preciso, pelo menos, retirar o excesso de lodo da água antes de ser consumida. Segundo a assessoria da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), este é um problema herdado da gestão do governo anterior. E a companhia já investiu aproximadamente R$ 10 milhões para a recuperação de ETAs como esta.

Segundo a Cagepa, serão construídas 50 estações de tratamento de água em fibra de vidro para o abastecimento das cidades, inclusive de Algodão de Jandaíra. Mesmo com o presidente de o Stiupb afirmar que o tratamento realizado nesta cidade está fora dos padrões, a companhia disse que a água está nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.