Publicado em: segunda-feira, 28/11/2011

YouTube: vídeos interativos podem ser controlados pelos internautas

Depois que o site de compartilhamento de vídeos, YouTube instalou o recurso “anotação”, os vídeos interativos começaram a “brotar” na rede. Nestes vídeos o usuário pode escolher a sequência que quer ver da gravação, fazendo diversas intervenções. Pode ser vídeos musicais, radicais, entre outros, em que o internauta pode usar a imaginação e criar uma história inusitada.

Para quem gosta de jogos, uma boa opção é o “YouTube Street Fighter”, feito pelo canadense Patrick Boivin. Através desta gravação, o internauta pode controlar o personagem Guile e escolher seus oponentes. Para jogar, basta clicar em A, B, X ou Y e aguardar pelo outro vídeo que irá aparecer a ação escolhida.

Outro vídeo bastante interessante é o “Make Me Play a Song!”, criado pelo brasileiro Joe Penna. Neste vídeo, o internauta pode fazer com que Penna toque as notas escolhidas compondo uma música. As opções são limitadas, porém é possível se divertir. Uma boa dica é esperar que o vídeo seja inteiramente carregado antes de começar a brincar.

Mais uma opção de vídeo interativo é o “Who whats to be a YouTubillionaire!?”, desenvolvido pelo famoso em vídeos deste gênero, Dan Brown. Este é um vídeo-quiz onde o personagem de Dan Brown faz perguntas para o internauta e espera as respostas para passar para a próxima gravação. Ao ir avançando, o usuário ganha dinheiros imaginários.