Publicado em: quarta-feira, 05/10/2011

Youtube pretende lançar em 2012 canais de TV na web

Nesta terça-feira, o jornal The Wall Street Journal anunciou que o Youtube, maior site de vídeos na web, pretende investir mais de U$$ 100 milhões para a produção de conteúdos de televisão próprios para seu portal. De acordo com fontes, o site estaria negociando com diversas produtoras para ser um fornecedor e divulgar canais gratuitos.

Para isso, é preciso muito dinheiro, coisa que o Youtube sabe muito bem como arrecadar. O site deve contar com orçamentos de publicidade dos próprios canais, que provavelmente serão lançados em 2012. O site estaria fazendo acordos com o skatista Tony Hawk, com a produtora do grupo News Corpotation (que co-produziu o serido “Betty, A Feia), e com os estúdios ShineReveille e Warner.

Entre diversos prováveis sócios do portal de vídeos, estão também a Verso Entertainment (que é dirigida por Baron Davis, jogador de basquete da NBA, então seria encarregada do canal de esportes) e a FremantleMedia, que produz o programa “The X Factor”, do grupo alemão RTL.

O Google sempre buscou transformar o Youtube em um negócio que desse mais dinheiro, desde que o comprou em 2006 por módicos U$$ 1,6 bilhão. Essa estratégia de fornecer serviços televisivos pela internet é uma prova disso. O site de vídeos registrou em setembro mais de 600 milhões de visitas e a expectativa é que se arrecade o dobro do faturamento do ano passado, ou seja, mais de U$$ 1 bilhão.

p1