Publicado em: quarta-feira, 14/12/2011

YouTube lança canal exclusivo para as escolas

O YouTube, ferramenta virtual para o compartilhamento de vídeos, anunciou na segunda-feira (12) que vai lançar um canal exclusivo para a postagem de vídeos pedagógicos para alunos e professores. Alguns dos conteúdos previstos são de história e matemática, mas haverá um filtro para selecionar aqueles que são considerados motivos de distração para os alunos. Até o momento, esse canal está sendo chamado de ‘YouTube for Schools’.

De acordo com a chefe do YouTube EDU, Angela Lin, “o YouTube para as escolas é uma solução técnica para permitir que as escolas que possuem acesso restrito ao YouTube acessem”. Além disso, a iniciativa para a criação da ferramenta teria sido pela própria demanda dos professores em ter um canal específico para as escolas. Para conseguir equilibrar o conteúdo disponível, o YouTube trabalhou com professores e 600 organizações, como o Smithsonian, TED, Steve Spangler Science e Numberphile, que ajudaram a selecionar o material.

Até o momento, mais de 400 playlists estão disponíveis para fazer parte do complemento do aprendizado de cada disciplina. Mesmo com esse conteúdo já selecionado, os professores podem continuar sugerindo novos conteúdos para melhorar ainda mais o uso do YouTube em sala de aula. Para fazer a pesquisa por cada vídeo, o internauta poderá inserir a palavra-chave de acordo com a disciplina que deseja.

O YouTube é principalmente conhecido por ser um agregador de vídeos de todos os tipos imagináveis, sendo que muitos acabam virando hits por serem engraçados. Quando isso acontece, a própria equipe do site entra em contato para fazer com que aquele material comece a gerar lucro.