Publicado em: segunda-feira, 26/09/2011

Youtube – Jovem na Nova Zelândia é processado após ameaçar governo com vídeo

Um adolescente de 18 anos está sendo processado após fazer ameaças ao governo da Nova Zelândia através de um vídeo postado no Youtube no dia 6 de setembro. O garoto afirmava na gravação que tinham explosivos escondidos no prédio do governo e que os sites governamentais seriam hackeados.

A polícia local acredita que o garoto gravou o vídeo com a intenção de se manifestar contra a nova constituição da lei dos direitos autorais. Com isso, o jovem, estudante do ensino médio, é acusado judicialmente de ameaçar as pessoas em propriedades e danos. O detetive do caso utilizou a Cyber Crime National Centre (NC3) e o Laboratório de crimes para encontrar o menino.

O detetive afirma que esse tipo de ameaça é levada muito a sério pelas autoridades policiais, e utilizam todos os recursos disponíveis para encontrarem aqueles que realizam ameaçavam pela web. Na última quarta-feira, dia 21 de setembro, o jovem teve seu primeiro julgamento. E, de acordo com a advogada de defesa, Nicole Smith, o nome do garoto não pode ser divulgado para que a integridade da família, de origem muçulmana, seja mantida.

Como primeira sentença, o juiz Geoffrey Ellis determinou a liberdade sob fiança, porém, afirmou que necessita de mais argumentos para sustentar sua posição temporária até o dia do próximo julgamento, em 12 de outubro. O juiz também negou o pedido da advogada para que o menino tivesse acesso à Internet para terminar suas avaliações escolares.