Publicado em: segunda-feira, 09/01/2012

YouTube ganha direito sobre cinco domínios parecidos com o nome da empresa

O YouTube, site de compartilhamento de vídeos, ganhou na justiça o direito sobre cinco domínios que já estavam registrados na rede, mas todos eram muito semelhantes ao nome da empresa que é o terceiro site mais acessado na internet. No caso, os outros domínios são: youtbe.com, youtub.com, youtue.com, youube.com e yutube.com. A decisão foi anunciada na quinta-feira e o então proprietário dos endereços foi obrigado a transferir a posse dos domínios ao YouTube.

O YouTube passou a se preocupar com esses endereços para evitar que os internautas caiam em sites de terceiros ao tentarem acessar o domínio correto quando digitam o nome da empresa na barra do navegador. Em alguns casos, o máximo que pode acontecer é ser redirecionado a outra página, mas, em outras situações, o internauta pode acabar abrindo as portas para arquivos maliciosos no seu computador. Outro ponto suspeito é que todos os endereços pertenciam a uma única pessoa não identificada.

O principal argumento do YouTube para reivindicar a posse dos domínios era por acreditar que o então dono dos endereços não tinha real interesse em usar os registros, mas sim apenas o de vender os nomes à empresa futuramente. A partir dessa perspectiva, o juiz Harold Kalina seguiu as resoluções da Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers).

A corporação defende que o proprietário de um domínio deve ter interesse legítimo em desenvolver a marca e que os nomes não podem gerar confusão entre as empresas. No caso do YouTube, os dois argumentos eram válidos.