Publicado em: sábado, 15/10/2011

Youtube Disco é cancelado pela Google

A ferramenta foi lançada sem muito alarde e também, ao que parece, foi descartada sem grande cerimônia. O Youtube Disco foi uma ideia lançada pelo site para que os usuários listassem músicas e descobrissem, através das listas criadas, novas canções e artistas que poderiam se relacionar ao seu gosto. Seria mais ou menos o que acontece com os vídeos, que apresentam ao lado links relacionados.

Se o usuário colocasse a banda de sua preferência nas buscas, o Youtube lhe daria uma playlist, com vídeos da banda procurada e uma descrição breve. Depois disso, o usuário poderia encontrar novas bandas e artistas relacionados, de acordo com a primeira busca, e assim criar um mixtape e editar uma playlist.

Não é possível afirmar se a ferramenta fará alguma falta. O que dá a entender é que ela foi apenas testada e não desenvolvida e divulgada como deveria se fosse realmente para “vingar”. Especula-se que o cancelamento do Youtube Disco esteja relacionado com o lançamento do aplicativo Disco, feito pela Google para dispositivos Android.

Mas, como é perceptível, a grande maioria dos usuários do site de compartilhamento de vídeos não sentiu falta do novo serviço. Não deve ser tanta gente que procurava fazer listas e buscar novos artistas e outras músicas. Nada Porém, nada foi alterado para aqueles que utilizam o Youtube para ouvir música.