Publicado em: sexta-feira, 25/11/2011

YouTube: árvore de Natal japonesa é acesa com energia produzida por uma enguia

Kazuhiko Minawa é o inventor de uma árvore de Natal, no mínimo, diferente. Ela permanece acesa através de uma enguia elétrica (Electrphorus electricus). A árvore está no Aquário Enoshima, no Japão, e o animal fica em um tanque de água doce. A enguia gera até 800 watts a cada movimento. Para captar toda esta corrente elétrica, foram colocados dois painéis de alumínio dentro do aquário que agem como eletrodos.

Para ver esta árvore funcionando não é preciso ir até o Japão. Basta entrar no site de compartilhamento de vídeos, YouTube, e procurar pelo vídeo Eletric Eel Powers Chirstmas Tree. Na gravação é possível ver as luzinhas da árvore piscando e a enguia em um tanque ao lado.

Este animal é muito encontrado nos rios Orinoco e Amazonas. Ele gera energia através de três duplas de um órgão que fica em sua barriga. As enguias possuem células denominadas eletrócitos e cada órgão tem seis mil dessas células que estão unidas formando uma corrente elétrica.

A enguia possui 80% de seu comprimento formado por estes órgãos, que são muito úteis para caçar alimento e também para se defender. Vale lembrar que a corrente capaz de acender uma árvore de Natal também pode matar um ser humano. A bioeletrogênese pesquisa sobre o uso dessas células como fontes de energia para tratamentos médicos.