Publicado em: terça-feira, 26/06/2012

Yoko Ono reúne rostos sorridentes em aplicativo

Yoko Ono se preparou, desde 1960, para desenvolver um filme que juntaria o rosto de pessoas sorrindo de várias partes do mundo. Depois de quase cinco décadas, seu projeto saiu do papel e se transformou em um aplicativo para iPhone. O aplicativo chama-se “#smilefilm” e pessoas de qualquer lugar do mundo podem colocar suas imagens e ver outros rostos sorrindo.

Para poder usar o aplicativo, o usuário precisa realizar o upload da imagem que deseja inserindo sua localização através do Twitter ou do Instagram. A imagem deve conter a hashtag #smilefilm. De acordo com a descrição do aplicativo, o programa reúne os sorridos através da hashtag e estes poderão ser vistos em um mapa.

Obra da artista

O programa também é parte da obra de Yoko Ono, que apresenta um rodízio com as imagens refletindo a visão da artista referente às ligações que a própria fez entre as pessoas de todo o mundo. O aplicativo é gratuito é possui três sessões: assiste, sonhe e sorria. As fotos recentemente postadas podem ser visualizadas pelo usuário através de um mapa ou também de maneira cronológica em um slideshow.

Mais de 3 mil fotos foram postadas no programa deste o dia 1º de junho. O aplicativo pode ser visto também como um site na web. Yoko Ono afirmou que o sorriso é a maneira mais simples para que a pessoa fique saudável e também faça com os outros se sintam bem. No entanto, a artista afirma que nem sempre conseguiu pensar desta forma, principalmente depois da morte do marido, John Lennon.