Publicado em: terça-feira, 13/03/2012

Yahoo processa Facebook por violação de patentes

Nesta segunda-feira (12), o Yahoo! começou uma ação judicial contra a maior rede social em atividade, o Facebook. A ação acusa o site de Mark Zuckerberg por violar dez de suas patentes, especialmente a de publicidade e defesa da privacidade. De acordo com um documento divulgado pelo site All Things Digital, a ação judicial foi apresentada na Califórnia, na Corte Federal de San José.

De acordo com o documento, grande parte da tecnologia apresentada pelo Facebook está baseada em registros feitos pelo Yahoo! no Gabinete de Patentes dos Estados Unidos. A empresa teria registrado as tecnologias a fim de “proteger estas inovações”. A ação judicial apresentada pela empresa trata sobre as inovações nas patentes da marca.

Patentes do Yahoo!

De acordo com o documento apresentado na Justiça, as “patentes do Yahoo! estão relacionadas com inovações de vanguarda em produtos digitais, incluindo mensagens, geração de notícias RSS, comentários sociais, publicidade, prevenção de fraude e controle de privacidade”. A ação afirma que o Facebook se baseia nas inovações patenteadas pelo Yahoo! em seus serviços.

O Facebook, por sua vez, afirma que está “decepcionado” com o Yahoo!, site com o qual possui uma longa relação e até mesmo já faz ótimos negócios. A rede social afirma que teve conhecimento da ação judicial juntamente com a imprensa e que irá se “defender vigorosamente contra essa iniciativa surpreendente”.