Publicado em: terça-feira, 03/02/2015

Xuxa assina contrato com a Record

Depois de passar décadas como uma contratada da emissora Rede Globo, a apresentadora Xuxa Meneghel assinou contrato com a emissora rival Rede Record. A apresentadora de 51 anos já vinha há meses negociando com a Record, desde que ficou na geladeira da Rede Globo e não era mais inserida na grade de programação daquela que foi sua casa por muito tempo. Os últimos detalhes do contrato e cláusulas definitivas foram definidos na última segunda feira (2), numa conferência com Xuxa e seus advogados em Miami, nos Estados Unidos.

A assinatura oficial acontece na próxima semana. Essa é a segunda contratação realizada pela Record nos últimos anos. O outro nome de peso que entrou para a emissora foi o de Gugu Liberato, em 2009, saindo do SBT. O contrato de Xuxa com a Globo seria válido até 2017, mas permitia uma série de liberdades para a apresentadora, como a ausência de multa em situação de rescisão entre qualquer uma das partes. Ainda não foram confirmados os valores da negociação da emissora com Xuxa, mas especula-se que essa contratação está entre as mais altas na história da televisão. A estimativa é que Xuxa receba na Record R$ 1 milhão como salário, mais as porcentagens em merchans e também o faturamento comercial.Xuxa assina contrato com a Record

Se levar em conta apenas o valor do salário, o valor já é cinco vezes maior ao que a apresentadora deveria receber na Globo. Fora do ar, Xuxa devia receber cerca de R$ 200 mil. Enquanto isso, na Record, Xuxa pode ter até dois programas, um deles deve ser diário, exibido no período da noite, enquanto o outro será exibido semanalmente, mais voltado ao entretenimento. Essa é também a maior contratação de Marcelo Silva, que ocupou o lugar de Honorilton Gonçalves como vice presidente na Record, o que na prática quer dizer quase a presidência. Xuxa precisou deixar o passado de lado para assinar o contrato com a Record, já que ela processou na justiça a Igreja Universal por ter sido chamada de satanista em um veículo da igreja. Ela venceu o processo na justiça.

Na Globo, Xuxa estava na geladeira há mais de um ano, sem espaço na programação. Aparentemente, a Globo não tinha mais espaço para Xuxa em sua grade e isso foi um dos principais problemas para a apresentadora, que já foi uma das estrelas mais rentáveis da emissora por 30 anos. Assim que soube que a Record estava pensando em seu nome, a Globo teria tentando renegociar, mas não tinha mesmo onde encaixar a apresentadora na programação.