Publicado em: sexta-feira, 07/06/2013

Xbox One é central multimídia ou videogame?

Xbox One é central multimídia ou videogame?Em evento tecnológico que aconteceu em Redmond, nos Estados Unidos da América, o presidente de entretenimento interativo da Microsoft, Don Mattrick divulgou um novo dispositivo da empresa que faz a televisor ser mais inteligente e sociável, imitando o Xbox One.

Esta briga de concorrência entre a Microsoft e a Sony já é antiga e ferrenha, mesmo delas com as novas concorrentes como Google e a Apple, que na verdade atuam em outro segmento do mercado, mas contam com dispositivos que estão atuando como set-top boxes, ou seja, aparelhos pequenos que interagem com o aparelho de televisão em conexão e estão repletos de jogos.

A Sony apresentou no começo destes ano o PS4, que veio com pelo menos mais dez jogos novos, além de funções sociais de compartilhamento. Os gamers parecem ter preferido o lançamento da Sony, ao menos reagiram melhor, já o publico geral ainda não se adaptou com esta mistura de internet, televisão, jogos e entretenimento. Porém reagiram os valores das ações da Sony já subiram.

O novo videogame Xbox One, da Microsoft, chega ao mercado até o fim deste ano em concorrência com o game da Sony, oPlayStation 4. Ele virá com 15 novos jogos exclusivos e também será um equipamento com central de multimídia.

As duas empresas também tem que concorrer além de entre elas e as novas que surgiram em setor paralelo, com as mudanças mercadológicas que tem acontecido. Quando o Xbox 360 e do PS3, foram lançados em 2005 e 2006, respectivamente, o portal YouTube era somente um site que acabara de ser fundado e o jogo “Angry Birds” com seu total de 1,7 bilhão de downloads não havia nascido ainda, assim como os jogos da rede social Facebook e o serviço de transmissão de filmes, Netflix era apenas serviço para aluguel de DVDs.

A Nintendo, também vai dar maiores detalhes em breve de seu console Wii U, que veio ao mercado no fim do ano passado com um controle remoto em formato de tablet e que ao menos por enquanto não atraiu o amor dos gamers e não tem apoio de produtoras.