Publicado em: quinta-feira, 13/03/2014

‘World Wide Web’ completa 25 anos

World Wide Web completa 25 anosA internet passou a ganhar forma há 25 anos, o que, até então, era apenas um projeto do fissurado por tecnologia, Tim Berners-Lee. Ninguém poderia imaginar que aquele especialista em computação seria responsável por uma revolução mundial com a criação do “World Wide Web” (www).

Trabalhando em micro laboratório para uma pesquisa nuclear européia, o britânico Tim Berners-Lee viu que seria mais prático organizar os arquivos das máquinas. No dia 12 de março de 1989, Tim publicou um artigo dando início aos princípios básicos da internet e ao “World Wide Web”. Para muitos, a ideia do cientista parecia utópica e não condizia com a realidade.

Os Estados Unidos haviam desenvolvido estudos desde os anos 50, e no fim dos anos 60, mais precisamente em 1969, anunciaram a Arpanet. Um sistema cujo objetivo era de interligar computadores de todo o mundo.

No início do projeto britânico, foram criados em seguida alguns sistemas que desenvolviam os mesmos serviços, como a Minitel e Compuserve, no entanto, eram pagos e não gratuitos como o “www”. O governo norte-americano estava relutante para utilizar o serviço, mas em 1994 o vice-presidente dos EUA, Al Gore, deu carta branca para que o modelo britânico fosse utilizado na Casa Branca.

A partir deste momento, empresas foram criadas com o objetivo de facilitar a vida dos usuários ao realizar pesquisas na internet, como é caso do Google, AOL e Yahoo. A informação passou a ser instantânea e o conceito de permitir que os usuários pudessem baixar conteúdo pela internet revolucionou a forma de como as pessoas viam o mundo.

No entanto, o que analistas vêm na internet é de que ela continue sendo um espaço democrático e que englobe toda a sociedade, entretanto, é necessário que haja um controle, não apenas pela quantidade de páginas com conteúdo pornográfico, mas também a rede é vista como um ambiente em que a privacidade não existe.