Publicado em: terça-feira, 30/10/2012

Windows Phone 8 aposta em aplicativos e recursos

Windows Phone 8 aposta em aplicativos e recursosNesta segunda-feira (29) a empresa Microsoft demonstrou o Windows Phone 8, novo sistema operacional feito para celulares, em um evento realizado em San Francisco na Califórnia.

Conforme aponta a Microsoft, a loja de aplicativos da empresa, Windows Store, tem aproximadamente de 120 mil aplicativos, o que é pouco, se comparar com a Google Play, que conta com aproximadamente de 650 mil apps para Android, e menos ainda em relação à App Store, que tem aproximadamente 700 mil aplicativos para iOS.

Para resolver isso, a empresa mostrou aplicativos adaptados para o novo sistema operacional e afirmou que 46 dos 50 apps mais famosos nas outras plataformas terão sua própria versão para o Windows Phone 8.

Um aplicativo de Facebook irá permitir que sejam colocadas notificações, eventos e fotos da rede social diretamente na tela de bloqueio. Fora isso, Twitter e outros títulos terão novas versões para o novo sistema operacional para smarphones.

O novo aplicativo do Skype irá funcionar permanentemente, e irá permitir qu sejam enviadas e recebidas ligações e mensagens 24 horas por dia. Já o Pandora, que é uma forma popular de streaming de músicas, irá ser oferecido durante um ano sem ter publicidade.

Novos recursos estão disponíveis

Fora os aplicativos, a empresa demonstrou novas funções que estarão disponíveis. Uma deles é o Data Sense, que foi desenvolvido para que o utilizador tenha controle maior sobre os dados enquanto estiver conectado à internet pelo celular. Fora demonstrar o valor dos aplicativos, ele irá procurar hotspots wi-fi próximos e comprimir sites visitados, reduzindo a quantidade de dados transferidos e permitir que sejam navegados até 45% a mais utilizando o mesmo plano, conforme aponta a Microsoft.

O Rooms irá permitir que sejam montados grupos de usuários para que o compartilhamento de conteúdo possa ser dividido. Desta forma, é possível que sejam compartilhadas fotos apenas em um grupo, ao invés de selecionar as pessoas de maneira individual.

Steve Ballmer, CEO da Microsoft, apresentou os modelos Nokia Lumia 920, Samsung Ativ S e o HTC 8X entre outros, a Nokia terá ainda os modelos Lumia 822, 820 e 810 com o novo sistema operacional, já a Samsung contará com o Ativ Odyssey. Os novos aparelhos deverão chegar ao mercado dos EUA no mês de novembro.