terça-feira, abril 30, 2024
HomeTecnologiaWindows perde a posição de sistema operacional mais usado no mundo

Windows perde a posição de sistema operacional mais usado no mundo

Pela primeira vez desde a década de 80, o Windows deixou de ser a plataforma mais utilizada pelos internautas, sendo superado no mês de março pelo Android, sistema operacional do Google. A informação foi divulgada pelo StatCounter, um dos principais monitores globais, que tem como função analisar dados de utilização de internet assim como de utilizadores.

De acordo com o StatCounter, durante o mês de março a utilização do Android foi de 37,93% contra 37,91% do Windows, sendo analisados dados de origem de tráfego de cerca de três milhões de sites que possuem mais de 15 bilhões de visualizações mensais.

windows perde posicao sistema operacional

Os números se tornam ainda mais expressivos quando comparados aos de março de 2012. Há cinco anos, o Windows liderava tranquilamente o mercado com mais de 80% do mercado, enquanto o Android possuía apenas 5% desta parcela, ficando, na época, atrás de sistemas como o OS X e o iOS, da Apple.

A liderança do Android se deve muito ao crescimento da plataforma na Ásia, onde o sistema operacional alcançou 52,2% de utilização contra apenas 29,2% do Windows. No entanto, apesar de perder a liderança mundial, a plataforma da Microsoft segue sendo a mais utilizada entre todas as versões na América do Norte e na Europa, onde possui mais do que o dobro de utilização em relação ao Android.

Os números trazem também outra revelação: é cada vez maior o número de pessoas que optam por navegar na internet e consumir conteúdo online através de smartphones, substituindo os computadores e notebooks em seu uso pessoal pelos aparelhos móveis e deixando os computadores apenas para uso profissional, em escritórios ou ambientes de trabalho.

Esta mudança no padrão dos consumidores fica ainda mais visível quando observados os números da Apple, enquanto o número de usuários da plataforma OS X se manteve inalterado desde 2012, o número de pessoas que utiliza o iOS em iPhones dobrou no mesmo período, caracterizando a mudança com o aumento do número de pessoas que utilizam plataformas móveis.

Com exceção de dispositivos móveis, Microsoft segue na liderança

Apesar da queda para o segundo lugar entre todas as versões de dispositivos e plataformas, a Microsoft ainda possui a liderança absoluta se excluídos os números referentes aos dispositivos móveis, com o Windows correspondendo a 84% dos demais dispositivos utilizados, com ampla vantagem sobre as demais plataformas.

Isto representa que, embora siga como líder absoluta especialmente entre os usuários de computadores e notebooks, a Microsoft tem como seu principal desafio adaptar-se à mudança e ao crescimento dos dispositivos móveis, nos quais viu suas maiores concorrentes aproximarem-se, e agora até mesmo ultrapassarem-na, conquistando cada vez mais usuários com suas versões mobile.

Ao mesmo tempo, enquanto busca melhorar seu desempenho entre plataformas de dispositivos móveis e manter a liderança entre os demais, a Microsoft já deve se preparar também para a próxima grande mudança nesta área, que poderá chegar nos próximos anos com a Realidade Aumentada ou com a Inteligência Artificial, cada vez maior e mais presente nos softwares e plataformas disponíveis.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias