Publicado em: quinta-feira, 01/03/2012

Windows 8: após mudanças, Microsoft lança novo sistema operacional

Nesta quarta-feira (29), a Microsoft lançou sua versão de testes do Windows 8, que poderá ser usado tanto em computadores convencionais quanto nos famosos tablets. Antes desde lançamento, a marca realizou mais de 100 mil mudanças em comparação ao modelo que havia sido apresentado em setembro de 2011 para os desenvolvedores em um evento na Califórnia. O Windows 8 para testes pode ser baixado no site especial da Microsoft.

As mudanças vêm como estratégia da marca em garantir novamente seu espaço no mercado tecnológico, que foi dominado na última década para o Google e a Apple. Entre as alterações estão a extinção do famoso botão “iniciar”, que era uma das marcas registradas do Windows desde sua criação. Os “azulejos”, desenhos em pequenos quadros, aproximam a utilização do programa em computadores e tablets. Porém, nem tudo foi alterado, como o desbloqueio dos aparelhos, que se faz, nos tablets, através de uma sequência de toques sobre as fotos.

Lançamento da app store

Além do novo produto, a Microsoft também lançou a sua própria loja de aplicativos, estratégia que consagrou a Apple. Os aplicativos são avaliados com um sistema de estrelas, e cada um deles vem com uma descrição para que o usuário tenha conhecimento do que está sendo disponibilizado. O presidente da divisão de Windows da Microsoft, Steven Sinofsky, afirmou que a app store é uma oportunidade para os desenvolvedores.

O evento que fez o lançamento do novo produto da marca aconteceu estrategicamente paralelo ao Mobile World Congress 2012, maior feira de telecomunicações do mundo, que está sendo realizado em Barcelona, na Espanha. O Windows 8 terá duas versões, a ARM e a Intel, e a marca pretende lançar no mercado máquinas que sejam acionadas com as duas versões. A Microsoft não definiu a data em que o novo produto será comercializado.