Publicado em: segunda-feira, 07/11/2011

Windows 7 ultrapassa XP na preferência em sistemas operacionais

No mês de outubro, o sistema operacional (SO) Windows 7 ultrapassou o Windows XP como preferência para desktops. Agora, o Windows 7 é o SO mais usado do mundo. E com essa novidade, o Windows 8 já vem adentrando o mercado com excelentes impressões.

A pesquisa realizada indicou que o Windows 7 precisou de apenas 3 meses para ultrapassar o SO Mac, que domina 7,29% do mercado. Ultrapassou o Vista em 10 meses, que possui 11,30% do mesmo mercado. O XP ainda se mantem firme, atingindo mais de 38% do público, considerando ainda, que o XP foi lançado há mais de 10 anos.

Mesmo que não tão potente quanto os mais novos sistemas operacionais, o XP continua presente em 40% dos desktops doméstico de todo o planeta. Nem mesmo a própria Microsoft acreditava que um SO duraria tanto tempo. Com o lançamento do Windows 8, o SO mais recente irá superar o 7 ainda mais rápido.

Já o Linux, sistema gratuito, conseguiu alcançar, em todas as suas versões, apenas 0,82% do mercado dos desktops. O Ubuntu, sistema operacional do Linux, prometia levar o sistema adiante, aumentando a presença do SO gratuito no mercado. Mas com o avanço do Windows 7, ele dificilmente alcançará 2%.