Publicado em: sexta-feira, 11/11/2011

Windows 7 – como reparar uma instalação danificada

O Windows 7, assim como todo sistema operacional, precisa ocasionalmente de reparos. Muitas vezes, a única solução é reinstalar a sua cópia do Windows. Entretanto, formatar o HD e fazer uma reinstalação do sistema leva tempo e dá trabalho, por causa das atualizações, restauração dos backups e reinstalação de programas.

Porém, existe uma forma de reparar instalações danificadas do Windows 7 e ainda manter os arquivos pessoais, programas e contas de usuário intactas. Basta usar um recurso chamado In Place Upgrade. O processo começa com uma faxina inicial, que é feita a partir do próprio Windows. Antes de começar com qualquer reparo, não se esqueça de fazer um backup de todos seus documentos, e uma lista dos programas instalados.

Depois disso é que começa a limpeza. Primeiro nos arquivos temporários e outro lixo que possa ter se acumulado no sistema após muito tempo de uso. É preciso também fazer uma limpeza no HD, selecionando a opção ‘limpeza de disco’ na aba geral de propriedades da unidade C:

Depois de toda a limpeza é que você pode reinstalar o Windows 7. Você irá precisar de um DVD de instalação do sistema com a mesma versão já instalada em seu computador e pelo menos 10 GB de espaço livre no HD. O disco de instalação não podem ser aqueles de recuperação que vem junto com o PC. Importante lembrar que a reinstalação do sistema precisa ser a última opção. Muitas vezes, uma boa limpeza já melhora o funcionamento.