Publicado em: quinta-feira, 27/02/2014

Williams elogia Felipe Massa

Williams elogia Felipe MassaApós anos na Ferrari, o brasileiro Felipe Massa não renovou seu contrato com a escuderia italiana após o término da temporada de 2013 da Formula 1. Massa esteve próximo de abandonar a Formula 1, até que veio a proposta da Williams, prontamente aceita pelo brasileiro. E, até o momento, a impressão é de que tanto o piloto quanto a equipe saíram ganhando.

Após seus primeiros testes com a nova equipe, Massa foi muito elogiado por Rod Nelson, chefe dos engenheiros da Williams. Para Nelson, a contratação do brasileiro foi um ótimo negócio para a equipe.

Disposição

Segundo o chefe dos engenheiros da equipe britânica, Felipe Massa tem se destacado por não cometer erros nos primeiros treinos para a temporada de 2014. Nelson elogiou também a experiência de Felipe Massa e sua disposição com o trabalho. Na Williams, o brasileiro tem se mostrado muito participativo com o desenvolvimento do carro, dando sugestões e opiniões sobre o que vem sendo feito pela equipe de mecânicos. A chegada de um piloto experiente era uma das exigências da Williams para 2014. Por isso, Massa se encaixou perfeitamente nas demandas da equipe.

Depois de passar oito temporadas como segundo piloto na Ferrari, Felipe Massa finalmente terá chances de brigar de igual para igual com seu companheiro de equipe (agora, o finlandês Valtteri Bottas). A Williams tem feito temporadas ruins nos últimos anos, mas os testes iniciais para a nova temporada têm mostrado um grande avanço da equipe, que pode ter potencial para voltar a brigar por vitórias.

Temporada 2014

A temporada de 2014 da Formula 1 terá início no dia 16 de março, com o Grande Prêmio da Austrália. A temporada será encerrada em Abu Dhabi, no dia 23 de novembro. O GP do Brasil, que há anos fechava a temporada da competição, será agora o penúltimo do ano, acontecendo no dia 9 de novembro.

Problemas

Embora ainda seja cedo para a realização de qualquer prognóstico, a pré-temporada de 2014 tem apresentado algumas surpresas que podem tornar a competição mais equilibrada neste ano. A Red Bull Racing, que conquistou de maneira tranquila os últimos quatro títulos mundiais (todos com Sebastian Vettel), tem apresentado problemas de desenvolvimento em seus novos modelos. De acordo com Helmut Marko, consultor da equipe austríaca, todo o conjunto do motor dos novos modelos tem passado por dificuldades complexas.

Embora não tenha dado maiores detalhes sobre o que está de fato acontecendo com os novos motores da equipe, Marko afirmou que os problemas só poderão ser solucionados juntamente com a Renault, fornecedora dos motores da Red Bull.

Marko declarou, também, que todas as outras equipes que se utilizam de motores da Renault estão passando por dificuldades semelhantes. O consultor da Red Bull acredita que, mesmo que estes problemas sejam resolvidos em breve, a equipe estará muito atrás das concorrentes no que diz respeito aos avanços dos carros. Ou seja, indiretamente, o problema ocasionado pelos motores da Renault poderá trazer aos espectadores uma temporada muito mais emocionante do que as anteriores.