Publicado em: terça-feira, 04/03/2014

Will Smith vence o “Framboesa de Ouro”

Will Smith vence o “Framboesa de Ouro”Desde 1980, paralelo ao Oscar, acontece o Razzie Awards, ou Framboesa de Ouro. O prêmio, de tom humorístico, tem como objetivo “premiar” os piores filmes do ano. Neste ano, o evento aconteceu no sábado, dia 1º de março, e teve como grandes vencedores os filmes Depois da Terra, com Will e Jaden Smith, e Para Maiores. Assim como o Oscar, a cerimônia acontece também em Hollywood.

Indicados

A lista de piores filmes de 2013, de acordo com os membros do Framboesa de Ouro, contou com A Madea Christmas, Gente Grande 2, Depois da Terra e O Cavaleiro Solitário. Para Maiores foi o grande “vencedor” da categoria. O filme conta a história de uma dupla de irmãos adolescentes, de 15 e 11 anos, em busca de um filme proibido, o Movie 43. Quando o encontram, os dois descobrem que Movie 43 se trata de uma coleção com 14 curtas-metragens, alguns deles parodiando super-heróis consagrados, como Batman, Super Homem e Mulher Maravilha.

O filme era o grande favorito à conquista do prêmio. Em veículos de imprensa norte-americanos, como Variety, Hollywood Reporter e Chicago Sun-Times, Para Maiores havia recebido a pior avaliação possível, de apenas meia estrela (de um total possível de cinco). O filme também foi premiado nas categorias de pior direção e pior roteiro.

Depois da Terra

Depois da Terra, com Will e Jaden Smith, acontece em um cenário pós-apocalíptico. Os humanos tiveram de deixar a Terra e vivem em naves, mas, após um acidente, pai e filho caem na Terra e têm de aprender a sobreviver no planeta. Além da dupla ilustre, o filme também contou com a direção de M. Night Shyamalan. Neste caso, Will recebeu o prêmio de pior ator coadjuvante, enquanto seu filho foi considerado o pior protagonista. Ambos receberam também o prêmio de pior dupla.

Outros prêmios

Além dos dois grandes “vencedores” da noite, o Framboesa de Ouro também entregou prêmios para o ator Tyler Perry, nomeado para a categoria feminina devido a seu papel em A Madea Christmas. A atriz Kim Kardashian foi considerada a pior coadjuvante por sua atuação no filme Relação em Risco.

O Cavaleiro Solitário, com Johnny Depp, recebeu o prêmio como pior remake do ano. Curiosamente, o filme chegou a receber algumas indicações para o Oscar, nas categorias técnicas.

O prêmio

O Framboesa de Ouro de 2014 foi realizado no Ignited Spaces, localizado na avenida Hollywood Boulevard. Ironicamente, o prêmio é entregue em um local muito próximo ao Teatro Dolby, onde acontece a premiação do Oscar.

A Associação Framboesa de Ouro, responsável pela escolha dos vencedores, é composta por 800 membros de 16 países. A associação é responsável pela escolha de todos os prêmios, com exceção do de pior dupla. Neste caso, são considerados os votos dos usuários do site de cinema Rotten Tomatoes. Em 2014, mais de 80 mil pessoas votaram nesta categoria.

Nenhum dos vencedores comentou sobre a “conquista” até o momento. Geralmente os atores, por motivos óbvios, costumam ignorar a premiação.