Publicado em: terça-feira, 17/01/2012

Wikipedia confirma protesto contra SOPA na próxima quarta-feira

A versão em inglês do Wikipedia vai ficar fora do ar na próxima quarta-feira (18) em protesto aos projetos de lei SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act), que estão prestes a ser discutidos no Senado dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo em que os parlamentares favoráveis aos textos defendem que a iniciativa visa combater a pirataria, aqueles que são contra a efetivação das leis acreditam que os projetos podem permitir censura na internet.

A confirmação da adesão do Wikipedia ao protesto contra a votação das leis foi feita por meio do perfil do Twitter do fundador do site, Jimmy Wales, que postou “estou começando a dar entrevistas sobre o blackout que faremos na Wikipédia para protestar contra o #Sopa e o #Pipa”. A versão em inglês do site vai ficar fora do ar por 24 horas. Além de ter falado sobre as entrevistas, Wales também recomendou que estudantes façam suas tarefas com antecedência.

A decisão do Wikipedia não é a primeira a ser divulgada sobre o protesto contra a SOPA e a PIPA. Além da enciclopédia virtual, os sites Cheezburger e Reddit, que trabalham com humor na internet, também confirmaram a paralisação na quarta-feira. De acordo com a Fox News, os sites do Google, Facebook e Amazon também podem anunciar medidas semelhantes.

Essas são as empresas que se posicionaram contra a aprovação dos textos. No caso do Google, por exemplo, a empresa recebeu críticas por apresentar resultados de busca na internet que levam os internautas a sites onde podem fazer downloads ilegais.