Publicado em: terça-feira, 17/01/2012

Wikipédia anuncia blackout de 24 horas

Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, confirmou ontem (16) que a versão inglesa da enciclopédia digital irá se juntar ao protesto contra uma proposta de lei anti-pirataria nos Estados Unidos. O protesto se resumirá a suspensão de funcionamento por 24 horas na quarta-feira (18).

O blackout deve acontecer entre as 5 hora da madrugada de quarta-feira e às 5 horas de quinta feira. Jimmy Wales afirmou ainda que mais de 100 milhões de pessoas serão afetadas pelo corte e deixou no Twitter uma mensagem aos estudantes:

“Façam o vosso trabalho de casa mais cedo porque nós vamos protestar contra a lei má”. A Wikipédia na versão inglesa está se juntando a outros sites de menor porte, que também estarão off-line como protesto.

A proposta de lei que causa polêmica prevê a suspensão de sites e a prisão de responsáveis pela publicação de conteúdos ilegais, tida como uma importante ferramenta na defesa dos direitos de autor. A ideia tem sido fortemente criticada pelos grupos que defendem liberdade de expressão na internet.