Publicado em: sábado, 11/08/2012

Whatsapp sai do ar por conta de novo dígito em São Paulo

Whatsapp sai do ar por conta de novo dígito em São PauloO aplicativo conhecido como WhatsApp, que permite que usuários troquem mensagem em plataformas múltiplas e que pode ser utilizado em aparelhos com iOS, Android, Windows Phone, Blackberry, Symbian está fora do ar em São Paulo. A suspensão temporária no serviço se deu na tarde de sexta-feira, 10 de agosto, por conta do nono dígito que foi adicionado aos números de telefones celulares que utilizam o código 11.

Agora, todos os números de telefonia móvel da cidade de São Paulo e das cidades metropolitanas que também utilizam o DDD 11 precisam colocar o nove na frente de todos os dígitos. No entanto, essa alteração feita pela a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), fez com que o serviço ficasse instável entre os usuários do aplicativo que vivem na cidade de São Paulo e também para aqueles que estão bem longe de lá.

Por meio de sua conta no site de microblogs Twitter, o WhatsApp postou uma mensagem na qual fiz que a interrupção no serviço foi feita para que a atualização do sistema fosse feita. A previsão era de que o serviço ficasse indisponível por pelo menos três horas.

Cada conta do WhatsApp tem vínculo com o número do telefone do usuário. Por conta disso, os usuários do aplicativo que vivem na cidade de São Paulo ou em qualquer um dos municípios metropolitanos que utilizam o DDD 11 precisam atualizar o seu número móvel para poderem fazer a utilização do aplicativo. Antes tinha sido anunciado que só era necessário trocar o número antigo pelo novo dentro do App. No entanto, diversos usuários reclamaram da instabilidade e incompatibilidade com os seus contatos e que agora também terão que ter o 9 na frente do número de seus telefones.