Publicado em: terça-feira, 25/02/2014

WhatsApp oferecerá chamadas de voz

WhatsApp oferecerá chamadas de vozJan Koum, fundador do WhatsApp e atual funcionário do Facebook anunciou, nesta segunda-feira (24), que o aplicativo passará a fazer chamadas de voz próprias a partir do segundo trimestre deste ano. Com isso, o WhatsApp promete se tornar um problema ainda maior para as operadoras, além de entrar de vez na disputa por mercado com o Skype.

Funcionamento

Atualmente, o WhatsApp já oferece um recurso para chamadas de voz entre os usuários. Contudo, quando é feita tal solicitação, o aplicativo transfere a chamada para as operadoras de telefonia móvel, que é cobrada como uma ligação normal. Com a mudança no sistema, o próprio WhatsApp fará as ligações. Assim, Facebook e Microsoft devem protagonizar novas disputas de mercado, pois o WhatsApp terá recursos para competir diretamente com o Skype.

Nesta segunda-feira, Jan Koum fez sua primeira aparição em público após a concretização da venda do WhatsApp para o Facebook, por U$16 bilhões. A negociação foi divulgada na última quarta-feira. Nesta segunda, Koum foi um dos palestrantes na Mobile World Congress, realizada em Barcelona.

Preços

Questionado sobre a possibilidade de o novo recurso tornar o WhatsApp mais caro, Koum desconversou, afirmando apenas que o aplicativo não passará por mudanças em seu modelo de negócios. Atualmente, o aplicativo não conta com qualquer verba publicitária, sobrevivendo graças à anuidade de apenas U$1 cobrada de seus usuários. Ao todo, o WhatsApp já possui mais de 465 milhões de assinantes em todo o planeta.

Tendências

A possibilidade de realizar ligações telefônicas a partir do WhatsApp, provavelmente de maneira gratuita, deve reforçar a tendência atual das operadoras, que têm dado cada vez menos importância para as chamadas de voz. Recentemente, as receitas de operadoras têm sido incrementadas principalmente pelo tráfego de dados, ou seja, as trocas de vídeos, fotos e mensagens de texto entre os usuários.

Koum, por outro lado, diz que o WhatsApp ainda dá muita importância para as ligações de voz. Durante a apresentação do novo recurso, o executivo se recordou da infância na Ucrânia, país onde viveu até os 16 anos. Segundo Koum, na época sua família era uma das poucas que possuíam uma linha telefônica, o que fazia com que toda a vizinhança utilizasse o mesmo telefone. A lembrança foi utilizada por Koum para mostrar os avanços da tecnologia nos últimos tempos.

Lançamento

O novo recurso do WhatsApp já deve estar disponível para os usuários a partir de abril. Inicialmente, apenas as versões do aplicativo para iOS e Android receberão a novidade. Apesar da recente aquisição do WhatsApp pelo Facebook, a expectativa é de que os dois serviços operem de maneira completamente independente. O Facebook possui seu próprio aplicativo de troca de mensagens, o Facebook Messenger, que desfruta de muito menos popularidade do que o antigo concorrente.

Nos últimos tempos, o WhatsApp tem conquistado cerca de um milhão de usuários por dia, crescimento que possibilitou que o aplicativo se valorizasse tanto. No início de 2013, o WhatsApp estava avaliado em “apenas” U$1 bilhão. Um ano depois, o aplicativo foi adquirido por um valor 16 vezes maior.