Publicado em: sábado, 24/01/2015

WhatsApp libera função que permite enviar e receber mensagens pela web

O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp anunciou oficialmente esta semana que o aplicativo irá ganhar uma versão web, permitindo que os usuários enviem e recebam mensagens através de outros dispositivos eletrônicos, como computadores e tablets. Atualmente, só pode usar o WhatsApp quem tem um aparelho de telefonia móvel com os sistemas operacionais Android, Windows Phone e BlackBerry, para a última versão atualizada.

Os usuários do sistema iOS ainda precisam aguardar mais tempo para conseguir atualizar o aplicativo. De acordo com a empresa, existe limitações na plataforma dos modelos da Apple que impedem a atualização para esta nova versão. Para ter acesso a esta nova versão, basta acessar o endereço eletrônico da Web WhatsApp pelo Google Chrome. Com o aplicativo atualizado, acesse no seu aparelho a opção menu e procure pelo WhatsApp Web. Com isso, basca escanear o QR Code, um código de barras que vai aparecer na tela do computador. Depois disso, o próprio sistema vai realizar o pareamento do smartphone com o cliente que está online na web, garantindo o acesso ao serviço de mensagens instantâneas. É preciso que o celular esteja conectado à uma rede de internet para que o processo funcione.WhatsApp libera função que permite enviar e receber mensagens pela web

Diretor do WhatsApp comenta novidade

O diretor executivo do serviço de mensagens, Jan Koum, comemorou que a partir desse momento, milhões de usuários terão a chance de usar o aplicativo pelo próprio navegador da web. A declaração dele foi feita em seu perfil pessoal no Facebook. De acordo com o diretor executivo, o cliente web passará a ser como uma extensão do aparelho. Koum ainda destacou que o navegador vai espelhar as conversas e outras mensagens do seu celular. Isso significa que o usuário terá acesso as informações ainda na internet, mas de forma que elas continuam protegidas no celular.

Para os usuários, a novidade é benéfica, já que muitos não conseguem visualizar ou responder os recados no ambiente de trabalho. Com a mudança, mais pessoas poderão acessar mensagens importantes sem a necessidade de mexer no aparelho celular, garantindo menos desconcentração no local de trabalho. A novidade também facilita em questão de mobilidade, eliminando a necessidade de usar computador e celular para se comunicar, unificando tudo em um só aparelho.