Publicado em: segunda-feira, 09/03/2015

WhatsApp libera chamadas de voz para usuários no Brasil

WhatsApp libera chamadas de voz para usuários no BrasilO recurso do WhatsApp que permite a realização de chamadas de voz pelo aplicativo no Brasil começou a ser liberado no país. Inicialmente, somente os usuários de smartphones com sistema operacional Android estão sendo beneficiados pela novidade. Ainda que a empresa não tenha comunicado oficialmente a liberação desse novo serviço, muitos brasileiros já estão relatando no Twitter ter conseguido usar a nova função do aplicativo. A função das ligações já estava sendo testada em outros países, como na Índia.

O recurso chegou a ser testado por alguns portais de tecnologia na internet, que relatou ter encontrado certa instabilidade em usar o recurso. Ocorre ainda uma falta de sincronia entre o que é falado e o tempo em que ele é ouvido por uma das pessoas. Esse tipo de problema é bastante incomum em qualquer tipo de chamada realizada pela internet, mas esse teria sido o menor dos problemas detectado. O problema maior é que nem todas as ligações que foram realizadas conseguiram ser concluídas com qualidade desejada.

Em alguns momentos, não era possível ouvir o interlocutor, em outras tentativas, a chamada até era atendida, mas o sinal de conexão permanecia para quem realizava a ligação. Também seria preciso ter maior destaque o ícone de chamada, hoje localizado no canto superior esquerdo do aplicativo. A ligação só é concluída se o seu aparelho estiver atualizado com a versão mais recente do aplicativo. O portal de notícias que realizou o teste ainda relatou tem enfrentado dificuldade em atualizar o aplicativo pela versão disponível no Google Play, sendo necessário realizar a atualizado diretamente no site da empresa.

É preciso receber um convite para poder habilitar a nova função. O usuário que já tem disponível o novo serviço precisa somente ligar para outro usuário que ainda não a possuiu, de forma que automaticamente o outro interlocutor vai conseguir também realizar ligações pela internet. Usuários do aplicativo que dependem de sistemas operacionais iOS e Windows Phone ainda não podem ter a nova função habilitada no aparelho. Quando alguém tentar realizar a ligação para usuários desse tipo, o próprio WhatsApp irá informar que o celular em questão não é compatível.