Publicado em: quarta-feira, 21/03/2012

Votação da Lei da Copa é adiada mais uma vez pelos deputados

A votação da Lei da Copa que estava prevista para hoje foi adiada mais uma vez pelos deputados. O projeto define as Leis que valerão para o mundial, como por exemplo, a venda de bebida alcoólica nos estádios de futebol. O motivo do adiamento é a votação do Código Florestal que possui divergências entre o governo e a oposição e necessita de um acordo entra ambas as partes interessadas. Há divergências, inclusive, entre os membros da base aliada. Em função disso, talvez o projeto do Mundial seja votado apenas na quarta-feira, mas isso dependerá do Código Florestal.

Em função das alterações nas datas, os líderes da oposição na casa disseram que vão obstruir as próximas decisões da pauta. Eles querem que Marco Maia (PT-RS), presidente da casa, faça um calendário com todas as votações e, principalmente, que coloque a lei ambiental em pauta novamente. No entanto, segundo o presidente da casa, houve uma necessidade de dar mais um dia para os congressistas discutirem o assunto. O motivo é que ainda há muitas divergências, seja entre os aliados e a oposição ou ente os próprios membros da base aliada. Essa divergência pode atrapalhar a votação da Lei Geral da Copa, onde seria importante uma maior tranqüilidade entre todos.

Oposição pede votação com urgência

O projeto está tramitando desde o começo de março, mas ainda não foi votado. Segundo Antônio Carlos Magalhães Neto, líder do DEM, o restante das votações só vai ocorrer se o presidente da casa fizer uma agenda e incluir a votação do Código Florestal. Segundo o congressista, as votações só continuam se isso for acertado com o presidente. O líder disse que esse é o ponto primordial neste momento para que o andamento das votações da casa continue.

Marcos Maia, presidente da casa, disse que enquanto a casa não entrar num consenso sobre a votação, o projeto não será votado. Ele afirmou que a data foi suspensa e que uma nova esta sendo pensada para final de março ou abril.