Publicado em: quarta-feira, 08/08/2012

Volume de passageiros nos aeroportos brasileiros cresce em 2012

Volume de passageiros nos aeroportos brasileiros cresce em 2012O número de passageiros que embarcaram e desembarcaram nos aeroportos brasileiros teve um crescimento de 7,9% no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Esse volume se refere tanto a passageiros de voos domésticos, como também dos voos internacionais que embarcaram ou desembarcaram nos aeroportos da Infraero. O fluxo de pessoas nesses aeroportos no primeiro semestre de 2012 foi de 93 milhões de pessoas, de acordo com um levantamento que foi divulgado pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, a Snea, se baseando em dados fornecidos pela Infraero.

Segundo a análise, somente do mês de junho, o aumento no fluxo de embarques e desembarques foi de 25% quando comparado com o mesmo mês de 2011. Quando considerado apenas o fluxo de passageiros para voos internacionais, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi o local do Brasil que teve um maior aumento em relação ao ano anterior, apresentando um crescimento de 56,3% no número de passageiros quando comparado com o mesmo período de 2011.

Enquanto isso, o Aeroporto de Confins, que fica localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, apresentou a segunda maior taxa de crescimento no fluxo de passageiros no primeiro semestre, com 27,8% a mais do que no ano passado. O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão do Rio de Janeiro, teve um crescimento de 20,4%. Já o Aeroporto de Brasília teve um crescimento de 17,9% no mesmo período.

Por outro lado, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, também conhecido como Cumbica, não apresentou uma grande variação, tendo um pequeno aumento de 0,63% no fluxo de passageiros recebidos chegando ou deixando o local. Os outros aeroportos brasileiros tiveram uma retração de 5,06% entre janeiro e junho desde ano quando comparado com o mesmo período de 2011.

A classificação de aeroportos por fluxo de passageiros de voos domésticos coloca o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, com o que teve a maior expansão no período, com 22,9% de passageiros a mais na comparação anual. Na segunda colocação aparece o Galeão, com 21%, seguido do Aeroporto de Confins, com 20,7% e Cumbica, com 13,6% de aumento no primeiro semestre de 2012 em comparação com o seis primeiros meses do ano passado.