sábado, abril 20, 2024
HomeBrasilVolume de passageiros nos aeroportos brasileiros cresce em 2012

Volume de passageiros nos aeroportos brasileiros cresce em 2012

Volume de passageiros nos aeroportos brasileiros cresce em 2012O número de passageiros que embarcaram e desembarcaram nos aeroportos brasileiros teve um crescimento de 7,9% no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Esse volume se refere tanto a passageiros de voos domésticos, como também dos voos internacionais que embarcaram ou desembarcaram nos aeroportos da Infraero. O fluxo de pessoas nesses aeroportos no primeiro semestre de 2012 foi de 93 milhões de pessoas, de acordo com um levantamento que foi divulgado pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, a Snea, se baseando em dados fornecidos pela Infraero.

Segundo a análise, somente do mês de junho, o aumento no fluxo de embarques e desembarques foi de 25% quando comparado com o mesmo mês de 2011. Quando considerado apenas o fluxo de passageiros para voos internacionais, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi o local do Brasil que teve um maior aumento em relação ao ano anterior, apresentando um crescimento de 56,3% no número de passageiros quando comparado com o mesmo período de 2011.

Enquanto isso, o Aeroporto de Confins, que fica localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, apresentou a segunda maior taxa de crescimento no fluxo de passageiros no primeiro semestre, com 27,8% a mais do que no ano passado. O Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, o Galeão do Rio de Janeiro, teve um crescimento de 20,4%. Já o Aeroporto de Brasília teve um crescimento de 17,9% no mesmo período.

Por outro lado, o Aeroporto Internacional de Guarulhos, também conhecido como Cumbica, não apresentou uma grande variação, tendo um pequeno aumento de 0,63% no fluxo de passageiros recebidos chegando ou deixando o local. Os outros aeroportos brasileiros tiveram uma retração de 5,06% entre janeiro e junho desde ano quando comparado com o mesmo período de 2011.

A classificação de aeroportos por fluxo de passageiros de voos domésticos coloca o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, com o que teve a maior expansão no período, com 22,9% de passageiros a mais na comparação anual. Na segunda colocação aparece o Galeão, com 21%, seguido do Aeroporto de Confins, com 20,7% e Cumbica, com 13,6% de aumento no primeiro semestre de 2012 em comparação com o seis primeiros meses do ano passado.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias