Publicado em: sexta-feira, 28/03/2014

Volks lança vídeo de despedida da Kombi

Volks lança vídeo de despedida da KombiNesta quinta-feira, 27 de março, a Volkswagen do Brasil lançou sua última campanha publicitária de despedida da Kombi, que deixou de ser produzida no país há três meses. A nova peça publicitária mostra o veículo “voltando para casa”, na Alemanha, onde foi criada. A campanha de despedida da Kombi teve início em agosto e se encerra com este último vídeo.

Despedida

Além da veiculação na internet, o novo vídeo também começará a ser exibido na TV. Com um tom emocionado, o vídeo dá voz ao veículo, que se despede dos consumidores brasileiros mencionando seu dever cumprido no país. A narração da peça publicitária ficou por conta da atriz Maria Alice Vergueiro, muito popular na internet devido ao vídeo “Tapa na pantera”.

Maria Alice reconta toda a trajetória da Kombi, desde que começou a ser produzida no país, na década de 1950. O modelo foi produzido no país por 56 anos, o que fez dele o carro mais antigo ainda em produção no planeta.

Outras ações

Além dos vídeos publicitários, a Volkswagen também lançou uma edição limitada do veículo, a Kombi Last Edition. Ao todo, 1200 unidades foram produzidas, e 900 delas já foram vendidas ao preço de R$85 mil cada.

Também foi criada uma página oficial da Volks para que os consumidores escrevessem as experiências que já viveram com uma Kombi. Ao todo, o site recebeu trezentos depoimentos, e doze deles foram reunidos para compor uma espécie de “testamento” da Kombi, no qual o veículo deixava alguns de seus bens para os consumidores. No final do ano passado, a Volks promoveu um encontro de donos de Kombi no interior paulista.

Volta para casa

Para conta o retorno da Kombi ao lar, a Volkswagen fechou parceria com a agência Almap BBDO. A fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, recebeu um dos exemplares da Last Edition (que são numerados). O último exemplar, de número 1200, foi entregue ao /Museu da Volkswagen, localizado em Hannover. A Volks do Brasil ficou com a Kombi de número 56, representando a quantidade de anos que o veículo foi produzido por aqui.

Em seu retorno ao país de origem, a Kombi passa também pela Holanda, onde se encontra com Ben Pon Jr, de 74 anos, filho do criador da Kombi, Ben Pon. A ideia do veículo surgiu quando Ben Pon pensou em desenvolver um modelo de carga que utilizasse o sistema mecânico do Fusca.

Repercussão

A Volks não divulga o quanto investiu na peça publicitária de despedida da Kombi, mas comemora o retorno e o interesse no assunto, além da participação de consumidores no processo de criação das publicidades. Somente o New York Times publicou três matérias sobre o fim da Kombi. Vinte jornalistas alemães estiveram recentemente no Brasil, para conhecer a última linha de montagem da Kombi.

O filme de despedida do veículo demorou seis meses para ficar pronto. A Kombi foi descontinuada devido à inviabilidade de se instalar freios ABS e airbags no modelo, itens que se tornaram obrigatórios nas montadoras brasileiras recentemente.