Publicado em: quinta-feira, 06/03/2014

Vladimir Putin entra na lista dos indicados ao Nobel da Paz

A lista dos indicados ao Nobel da Paz tem o nome de Vladimir PutinMesmo debaixo da polêmica com as manifestações na Ucrânia e a postura da Rússia diante da situação, Vladimir Putin, o presidente da Rússia, teve o nome incluído na lista de indicados para receber o Prêmio Nobel da Paz deste ano. Os conflitos na Ucrânia seguem sob análise do comitê, mas a questão não parece ter pesado para incluir Putin na lista de indicados.

De acordo com Geir Lundestad, o diretor do Instituto Nobel da Noruega, o prêmio deste ano conta com um número recorde de mais de 270 inscritos, dos quais quase 50 representam organizações. Depois de levar em conta inúmeros conflitos que estão acontecendo no mundo atualmente, os membros do grupo reuniram suas propostas e as apresentaram na última terça feira, dia 4 de março. Lundestad informou que o propósito do primeiro encontro da comissão é levar em consideração os acontecimentos mais recentes, antecipando quais podem ser os eventos potenciais nos pontos mais controversos na área política atualmente.

Um conflito entre Moscou e o Ocidente foi desencadeado ao final de fevereiro, quando a Rússia ocupou a região ucraniana da Crimeia, depois da destituição do presidente do país, Viktor Yanukovich. Também estará em pauta na discussão dos membros do comitê o conflite que ocorre entre manifestantes e governos nos países como Venezuela e Tailândia. Juntamente com o nome de Putin, também estão na lista de indicados para o Nobel da Paz nomes como Edward Snowden, o analista da Agência de Segurança Nacional dos Eua, e o Papa Francisco.

Malala Yousafzai, a adolescente paquistanesa que levou um tiro na cabeça ao defender o direito feminino à educação também está na lista. Na última terça, o Comitê do Nobel da Paz diminui a lista para cerca de 30 nomes e até o final de abril este número não deve passar de 12. O nome do vencedor somente será anunciado em outubro, dando ao vencedor um prêmio de 900 mil euros.