Publicado em: sábado, 12/05/2012

Vistos americanos aumentam 59% no Brasil

De acordo com o anúncio feito pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América na última quinta-feira (10), o número de emissão de vistos para brasileiros cresceu 59% no período de outubro de 2011 a março de 2012 quando comparado com o mesmo período do ano anterior.

Entre outubro de 2010 e março de 2011 foram emitidos 350 mil vistos para cidadãos brasileiros. Já entre outubro de 2011 e março de 2012, esse número passou a ser de 55 mil vistos.

Segundo Brooke S. Moppert, que trabalha no escritório de assuntos consulares do Departamento de Estado dos EUA, está havendo uma demanda explosiva em mercados como China e o Brasil. Por conta disso, o tempo de espera para conseguir o visto foi diminuído, assim como a capacidade para emiti-lo foi aumentada.

Na quinta-feira (10), o Departamento ainda divulgou alguns detalhes sobre o plano de aumentar a presença de turistas nos Estados Unidos, que foi anunciada pelo presidente Barack Obama em janeiro deste ano. O programa, que tem China e Brasil com um papel central, tem como objetivo que o número de turistas a visitar o país chegue a 100 milhões por ano. A meta traçada pelo governo representa um aumento de 50% em relação ao número de visitas atualmente.

O órgão brasileiro ainda voltou a dizer que o Brasil precisa cumprir algumas exigências antes de começar a ser beneficiado neste programa que dispensa o visto para aqueles cidadãos que estão visitando o país temporariamente. Uma dessas exigências é de que a porcentagem de recusa de vistos no país, que hoje em dia fica entre 4% e 5%, seja inferior a 3%.