Publicado em: segunda-feira, 02/04/2012

Visa e Master chamam atenção para falha em segurança

Visa e Mastercard, as mais usadas operadoras de cartões de crédito, informaram no final da semana passada (30), que os dados de clientes das empresas podem ter caído nas mãos de criminosos.

Depois de uma invasão aos dados de uma empresa que se responsabiliza pelo processamento dos pagamentos nos Estados Unidos, uma brecha na segurança ocorreu. De acordo com o especialista em segurança digital, Brian Krebs, aproximadamente 900 contas indicaram operações suspeitas desde a realização do ataque.

Um levantamento indica que aproximadamente 60 mil cartões estão comprometidos pela invasão. O ataque termina na exposição de cartões principalmente de indivíduos dos EUA. Entretanto, a possibilidade de vazamento de dados de quem realizou compras nos EUA não pode ser descartada.

Outro lado

A empresa que foi invadida, Global Payments, é considerada a sétima maior processadora de pagamentos eletrônicos em todo os Estados Unidos. Ela ainda declarou que a falha foi detectada já no início de março, quando as autoridades foram avisadas sobre o caso.

A companhia explicou em nota que o acesso ilegal de uma parte do sistema foi logo identificado, quando as partes envolvidas foram notificadas. Depois da divulgação do caso, as ações caíram quase 9,5%, chegando a valer 47,50 dólares.

Os dados que foram acessados possibilitam a ocorrência de fraudes bancárias. A Visa informou num comunicado à imprensa americana que os dados sob a responsabilidade de operadoras menores também podem estar comprometidos. As empresas American Express e Discover estão realizando investigações.