Publicado em: quarta-feira, 12/09/2012

Vírus rouba senhas bancárias na internet brasileira

Vírus rouba senhas bancárias na internet brasileiraUm fabricante de antivírus para sistemas de computadores comentou na semana passada sobre uma ameaça ao sistema digital do Brasil. A finalidade do novo vírus que está circulando é roubar as senhas bancárias das pessoas que acessam sua conta concorrente na internet.

O vírus foi assinado por uma empresa chamada Gas Tecnology, que trabalha afim de desenvolver programas e sistemas para segurança de contas financeiras de bancos e clientes. A empresa alega que não sabe como isso aconteceu e que o vírus não tem relação alguma com a empresa de tecnologia. Mas a empresa, que teria como responsabilidade verificar e excluir o programa da rede, ainda não tomou providências.

A ameaça atual nas assinaturas digitais dos clientes dos bancos. O sistema Windows, o mais usado no Brasil, recebe o vírus por uma janela de download. Abre-se uma janela com o aviso de segurança para executar ou não o arquivo.

Como se proteger dos vírus na internet

Um dos principais meios de infectar seu computador é pela internet. Existem várias precauções que podem ser tomadas para evitar que alguém roube sua senha do banco e até apague todos seus dados pessoais. O primeiro passo é ter um antivírus atualizados. Existem vários programas de antivírus gratuitos que você pode fazer o download pela própria internet.

Especialistas em tecnologia da informação dão dicas preciosas, como não instalar programas de sites suspeitos. Não abrir emails ou arquivos de remetentes que você não conhece. Não instalar dois programas diferentes de antivírus em seu computador, pois os programas podem entrar em conflito e não protegerão seu computador. O Bluetooth deve ser desligado de celulares, tablets e computadores quando não estiver sendo usado. Além disso é importante ficar atendo aos pen-drives, que devem passar pela inspeção do antivírus antes de serem abertos em seu computador, pois são eles os responsáveis por quase 90% das infecções de muitos computadores.