Publicado em: terça-feira, 06/12/2011

Videomonitoramento começa a funcionar hoje em Fortaleza

Nesta terça-feira, dia 6 de dezembro, o sistema de videomonitoramento começa a funcionar em Fortaleza. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) instalou 86 câmeras para monitorar as ruas e avenidas da capital durante as 24 horas do dia. Os locais escolhidos para a instalação das câmeras são considerados perigosos pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Este sistema é um projeto do governo Cid Gomes, sendo que a previsão era para que as câmeras fossem instaladas em 2008. A sala de monitoramento fica no Circuito Fechado de TV (CFTV), onde as imagens são capturadas em tempo real. As câmeras estão instaladas em postes a 15 metros de alturas e possuem um alto-falante.

O sistema de áudio irá permitir que se façam alertas para que os suspeitos saiam da região. Quando os operadores do sistema de segurança percebem alguma atitude suspeita ou veem alguém precisando de ajuda, o sistema de áudio é utilizado para um primeiro contado com o suspeito ou com a vítima, dependendo da situação.

Os postes também possuem um botão onde as pessoas podem acioná-lo caso ocorra alguma ocorrência no local. Ao ser apertado, um alarme dispara na sala onde são feitos os monitoramentos. Caso realmente haja uma situação de perigo, policiais irão para a região de risco. Todo este investimento custou quase R$ 6,5 milhões.