Publicado em: sexta-feira, 22/02/2013

Victor Brecheret recebe homenagem do Google

Victor BrecheretO Google hoje está homenageando o escultor Victor Brecheret, criador do Monumento às Bandeiras, que fica na região centro sul da cidade de São Paulo, próximo também do Parque Ibirapuera.

O Monumento começou a ser construído em 1921, a pedido do governo de São Paulo. A obra é uma homenagem aos bandeirantes, que desbravaram o país com seus cavalos. Eles conectaram diversas etnias brasileiras, por isso, na peça os bandeirantes puxam os portugueses, negros, mamelucos e índios, junto a uma canoa.

O Monumento tem grandes proporções, mede 50 metros por 16 metros de altura e é formado por 240 blocos de granito que pesam 50 toneladas.

Victor Brecheret foi escolhido para fazer a obra de arte depois de vencer um concurso de maquetes organizado na época. Devido às limitações da época, o Monumento só pode ser inaugurado 33 anos depois de iniciado, em 1954, junto com o Parque Ibirapuera em um aniversário da cidade. O artista morreu um ano depois da obra ser inaugurada, em 1955.

O artista

Se estivesse vivo, Brecheret faria aniversário hoje de 119 anos. Este é o motivo para o Google ter escolhido o dia de hoje para homenagear o escultor, que fez história tanto no Brasil quanto na Itália, local de seu nascimento.

Na década de 1920, ele foi um dos ilustres modernistas da Semana de Arte Moderna de São Paulo e era grande amigo de Emiliano Di Cavalcanti, dos irmãos Oswald e Mario de Andrade e de Menotti del Picchia. Na histórica semana, ele expos 20 esculturas no salão de entrada para o teatro.

Brecheret fez aulas de escultura e desenho. Ele passou cinco anos em Roma, onde abriu seu primeiro ateliê e depois voltou ao Brasil com novas ideias que inspiraram e animaram o movimento modernista.