Publicado em: sexta-feira, 22/02/2013

Victor Brecheret é homenageado pelo Google

Victor BrechereO escultor ítalo-brasileiro Victor Brecheret recebeu homenagens no logo do Google durante esta sexta-feira (22), quando está se completando 119 anos do seu nascimento, que ocorreu no dia 22 de fevereiro de 1894. Victor Brecheret é visto como o responsável da introdução do modernismo em esculturas brasileiras. Brecheret nasceu na Itália, e chegou ao Brasil quando ainda era criança.

A obra de Brecheret que é mais conhecida do grande público é o Monumento às Bandeiras, que o governo de São Paulo encomendou em 1921. Erguida na região do centro-sul da capital, a escultura conta com 240 blocos de granito, e cada um deles pesa cerca de 50 toneladas, e tem cinquenta metros de comprimento com dezesseis de altura. Nela há a representação de todo o esforço que os colonizadores e personagens do Brasil realizaram para que o país fosse desbravado. E com esta obra que o Google homenageia o escultor.

A biografia Brecheret está misturada junto a outros grandes nomes que fizeram arte no Brasil, como por exemplo disso estão Mário de Andrade, Emiliano Di Cavalcanti, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia. Ele esteve participando junto com estes nomes na introdução de um pensamento vanguardista no país e também esteve presente na Semana de Arte Moderna realizada no ano de 1922. Na vida e obra dele estão inclusas as obras Ídolo, Fauno, Depois do Banho, O Índio e Sasuapara e o Monumento a Duque de Caxias, entre outros.

Os doodles do Google

O Google tem o costume de fazer a comemoração de datas que são importantes para a humanidade, como exemplo dessas comemorações estão os aniversários de algumas invenções ou de personalidades que tem ligações junto à cultura e política. Nestas datas há a customização da logo da página inicial do site e são criados os conhecidos doodles.

O primeiro destes doodles foi feito no ano de 1998, quando fundadores da empresa alteraram o logotipo comum para que fosse informado para os usuários comuns do site que os fundadores da empresa estavam presentes no Burning Man daquele ano. O Burning Man trata-se de um festival contracultura que ocorre ano a ano nos Estados Unidos.

Esta alteração foi tão certa que até hoje a empresa realiza os doodles e conta com uma equipe de designers que está voltada apenas para criar estes logotipos especiais. Já houve criação de mais de 300 doodles para os Estados Unidos e 700 ao resto do planeta.