Publicado em: sexta-feira, 22/02/2013

Victor Brecheret é homenageado com doodle do Google

Victor BrecheretNesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, o Google, maior site de buscas da internet no Brasil e também do mundo inteiro está prestando mais uma de suas homenagens por meio de um doodle – imagens que podem ser ou não interativas e que são veiculadas na página inicial do site, no lugar da sua tradicional logo.

O homenageado desta sexta-feira é ninguém menos do que Victor Brecheret foi um artista muito conhecido por conta das esculturas que desenvolvia. Caso estivesse vivo, ele estaria completando hoje o eu 119º aniversário.

Ele, que nasceu na Itália, na cidade de Farnese, no ano de 1984, é um dos responsáveis pela chegada do modernismo entre os escultores brasileiros. Ele sempre utilizava uma boina, marca que ficou registrada por ele associando sempre esse acessório a um artista.

Como sua mãe faleceu quando ele ainda era apenas uma criança, Victor foi criado pela família do seu tio, com quem veio para o Brasil por meio da emigração quando ainda era pequeno. Por isso, ele é considerado um pouco brasileiro também por muitas pessoas, já que ele cresceu em nosso país. Legalmente, Victor Brecheret, que inicialmente se chamava Vittorio Breheret, começou a usar o nome pelo qual ficou conhecido aos 30 anos de idade, quando conseguiu a nacionalidade brasileira e o direito legal por usar esse nome. Assim como Victor, muitos italianos que emigraram para o Brasil no século XX também regularizaram a sua situação no país conseguindo a nacionalidade brasileira.

Uma das suas obras mais conhecidas pelos brasileiros está instalada na cidade de São Paulo. Conhecida como Monumento às Bandeiras, a escultura fica localizada próximo ao Parque do Ibirapuera, na capital paulista. Na lista de obras produzidas pelo escultor, estão peças como A Dançarina, Fauno, Eva, entre diversas outras.

Assim como outros artistas brasileiros, Victor Brecheret participou da Semana de Arte Moderna brasileira, que aconteceu no ano de 1922.

Victor Brecheret faleceu em São Paulo em 1955, então com 61 anos de idade.

Doodles do Google

Os doodles foram uma forma com que o Google, uma das maiores empresas de internet do mundo inteiro, encontrou para prestar uma homenagem para pessoas e datas que foram importantes ou relevantes para a história de um determinado país ou diversos países do mundo.

Os doodles são figuras interativas ou estáticas que remetem ao fato ou pessoa que está sendo comemorado, mas que, ao mesmo tempo, também trazem alguns elementos da marca original do Google, como suas formas ou então as suas cores, já tradicionais e veiculadas no topo do seu site. Para quem não sabe, o doodle é veiculado onde tradicionalmente é publicada no site do motor de buscas da internet.

Desde que começou a publicar doodles como forma de homenagem, o Google já veiculou em sua página inicial diversas figuras que relembraram fatos históricos e personalidades mundiais. Com o passar do tempo, os doodles estão ficando cada vez mais rotineiros e complexos, com artes muito bem feitas e com sistemas de interação que surpreendem os internautas, fazendo com que o próprio doodle se torne frequentemente notícia nos mais diferentes tipos de meios de comunicação de todo o mundo.