Publicado em: segunda-feira, 28/10/2013

Vettel vence GP da Índia de Fórmula 1 e conquista tetracampeonato mundial

Vettel vence GP da Índia de Fórmula 1 e conquista tetracampeonato mundialCom tranquilidade, Sebastian Vettel conquistou no último domingo (27), no Grande Prêmio da Índia, seu tetracampeonato mundial de Fórmula 1. Foi o quarto título consecutivo do piloto da Red Bull, que apostou na estratégia para triunfar no Circuito Internacional de Buddh. Aos 26 anos de idade, o alemão se tornou o mais jovem a conquistar o tetra na categoria, superando o compatriota Michael Schumacher, que chegou à essa marca aos 32 anos.

A vitória em Nova Déli foi a sexta consecutiva no ano, a décima na temporada 2013. Ao contrário das últimas provas, embora tenha sido o pole position, Vettel não liderou desde o início.Logo na segunda volta, o alemão fez a primeira parada para fazer a primeira troca de pneus obrigatória, e foi recuperando as posições com ultrapassagens e paradas nos boxes dos adversários.

Com a mesma estratégia de Vettel, o australiano Mark Webber e abandonou a prova após 40 voltas completadas. Ciente do risco, os engenheiros da Red Bull pediram para Vettel ligar o KERS, para recuperação de energia cinética, e o piloto conseguiu vantagem superior a 29 segundos para o segundo colocado, seu compatriota Nico Rosberg, da Mercedes. Para completar o pódio, o francês Romain Grosjean, da Lotus, foi o terceiro colocado há 39s892 do vencedor da prova.

Depois de largar na terceira fila, o brasileiro Felipe Massa ultrapassou Webber, além dos dois carros da Mercedes, de Rosberg e Hamilton, para assumir a vice-liderança. Mas na estratégia dos boxes, o piloto da Ferrari perdeu posições para o alemão da Mercedes e para Grosjean, e terminou a corrida em quarto lugar. O mexicano Sérgio Pérez, da McLaren foi o quinto, enquanto o britânico da escuderia alemã foi o sexto colocado.

Antepenúltima etapa da temporada será realizada no próximo fim de semana

A 17ª etapa do Mundial de Fórmula 1 será disputada no próximo domingo (3 de novembro), no Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, a partir das 11 horas da manhã (horário de Brasília).