Publicado em: segunda-feira, 05/12/2011

Vestibular da UPE: 18,26% dos candidatos ausente no primeiro dia de prova

No final da tarde do domingo (4), a Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou os índices de abstenção referente ao primeiro doa de exames do Vestibular 2012. De acordo com os índices divulgados, 7.183 dos 39.345 candidatos inscritos não compareceram nos locais de prova, equivalente a 18,26% de faltas.

Em comparação com a última edição, de 2010, este ano registrou um número menor de ausentes. Na edição passada foram 29,42% faltantes. “Acho esse número bom. Acredito que a descentralização dos polos de aplicação de provas, com a inclusão de salas em Olinda, Paulista, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes [todos na Região Metropolitana do Recife] colaborou com a redução nas faltas, pois o aluno tem a chance de fazer o vestibular mais perto de casa, sem pegar muito trânsito”, afirmou a presidente da Comissão, Izabel Avelar.

De acordo com as informações da comissão, 15 dos participantes não puderam entrar nas salas porque estavam portando aparelhos celulares, que tinha uso proibidos e estava determinado no edital de abertura do processo seletivo.

Na segunda-feira (5), os candidatos continuam com o segundo dia de provas, quando serão aplicadas as questões de biologia, filosofia, geografia e matemática. O processo encerra na terça-feira (6), com as ultimas questões de física, histórica, química e sociologia. Os aprovados em primeira camada serão conhecidos no dia 21 de dezembro.