Publicado em: segunda-feira, 14/11/2011

Vestibular da Unicamp: tema da redação foi redes sociais

A Universidade estadual de Campinas (Unicamp) realizou neste domingo (13) a primeira fase do vestibular 2012. No dia, os candidatos precisaram desenvolver três textos para a prova da redação. O tema da prova foi redes sociais. Além da produção, os participantes ainda responderam a outras 48 questões de conhecimentos gerais.

No primeiro texto pedido no exame, os candidatos deverem redigir um comentários que fizesse a análise de um gráfico que abordavam a resposta de jovens estudantes de diferentes países à pergunta “Gostaria de ser cientistas?”

Já a segunda questão da prova da redação pedia que o participantes de posicionasse no lugar de um aluno de uma determina escola que passou a monitorar os matriculados a partir de seus perfis em redes sociais, como o Twitter, Facebook e o Orkut. O candidato deveria elaborar um manifesto onde apoiava os demais contra este tipo de supervisão. O ultimo texto era composto pela proposta de redigir um redação com o significado do verbete “computação em nuvem”.

A primeira fase do vestibular da Unicamp teve um índice de abstenção de 7,39%, correspondendo a 4.547 candidatos ausentes. Ao todo, 56.961 inscritos compareceram aos locais de prova que foram distribuídos em 22 cidades do país.