sexta-feira, abril 19, 2024
HomeEducaçãoVestibular da Uerj acontece neste domingo

Vestibular da Uerj acontece neste domingo

Vestibular da Uerj A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mais conhecida somente pela sigla Uerj, está realizando neste domingo, dia 17 de junho, a primeira fase do seu vestibular. Nessa fase do exame de qualificação os mais de 84 mil estudantes inscritos precisarão responder a questões de múltipla escolha.

Os pontos obtidos nessa fase da seleção serão somados aos pontos obtidos na segunda fase do processo seletivo. Aqueles candidatos que não se saírem muito bem nessa primeiro exame de qualificação, pode fazer o segundo exame de qualificação que será realizado no mês de setembro.

Ao contrário das outras universidades públicas do Rio de Janeiro, que adotaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) como único meio de processo seletivo – UFRJ, UFF e Unirio – a Uerj ainda mantém o seu próprio concurso vestibular.

A prova do exame que foi aplicada nesse domingo continha questões sobre conteúdos das três áreas que são determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. São elas: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias.

Segundo o edital que rege o processo de seleção, aquele candidato que tiver mais de 70% de acertos nas questões da prova ganhará o conceito A e somará 20 pontos com a segunda parte do exame, onde as questões são discursivas. Quem acertar de 60% a 70% ganha o conceito B e leva 15 pontos. Já aqueles que acertarem 50% até 60% ganham C e 10 pontos; de 40% a 50% ganha D e 5 pontos. Os candidatos que acertarem menos de 40% das questões do exame estarão reprovados automaticamente.

O gabarito das questões do exame de qualificação que foi aplicado hoje será divulgado ainda neste domingo. A lista dos aprovados para a segunda fase do exame será divulgada no dia 25 de junho. Na segunda fase do exame serão cobrados conhecimentos em língua portuguesa e redação, mais duas provas específicas que variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

As inscrições para o segundo exame de qualificação poderão ser feitas de 3 a 25 de julho. As provas serão aplicadas no dia 16 de setembro. Vale lembrar que os estudantes têm a opção de fazer os dois exames de qualificação e optar por usar o que tiver melhor desempenho na etapa final.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias