Publicado em: segunda-feira, 04/07/2011

Vestibular 2011: Como se preparar para o vestibular

Um dos momentos mais temidos na vida do estudante é a prova do vestibular. Para passar pelo período e conquistar uma vaga em uma boa universidade, a preparação deve começar cedo. O aluno deve dominar o conteúdo das disciplinas e também cuidar da alimentação e meios de controlar a ansiedade, maior vilão dos vestibulandos.

Segundo organizadores de cursinhos, deve-se começar com uma rotina de estudos. O aluno do ensino médio deve criar o hábito de prestar atenção nas aulas e resolver os exercícios propostos em casa, além da revisão do que foi ensinado. As dúvidas devem ser solucionadas o quanto antes para não atrasar a compreensão do tema. Também é importante a elaboração de uma redação uma vez por semana. Deve-se também acompanhar noticiários e realizar a leitura de revistas, livros, jornais e sites informativos.

Com os estudos caminhando da forma correta, é importante que o jovem também tenha uma rotina de atividades físicas e utilizar os finais de semana para descansar e se divertir ao lado de amigos. O sono também é essencial para o raciocínio, ou seja, noite em claro estudando não é a melhor escolha.

A alimentação deve ser completa, com café da manhã, almoço, jantar e lanches durante os espaços de tempo. O cardápio certo é uma boa forma de fortalecer as funções do cérebro. A ansiedade deve ser controlada pelo aluno e também pelos pais, sempre pensando que o processo vestibular não acontece uma única vez na vida e falhas não são problemas ou significam falta de capacidade intelectual.